Equipe faz avanços em escavação para salvar menino na Espanha
Mineiros conseguiram escavar manualmente 2,5 metros de galeria a 70 metros abaixo da superfície; túnel precisa ter 4 metros para alcançar Julen
Internacional|Giovanna Orlando, do R7

A equipe mineiros e engenheiros que está escavando manualmente um túnel para alcançar Julen, o menino de 2 anos que caiu em um poço no último dia 13, fez grandes avanços na operação. Nesta sexta-feira (25), os mineiros já tinham conseguido abrir um túnel de 2,5 metros perpendicular ao que o menino está. Para alcançar a criança, o túnel precisa ter 4 metros.
Os trabalhadores estão escavando há mais de 70 metros abaixo da superfície, em uma cápsula metálica de 1,5 metros e com espaço reduzido, pouca luz e reciclando o próprio oxigênio. O time conta com 2 engenheiros e 6 mineiros, que se revezam de dois em dois para descer no poço e seguir com as escavações.
Leia também
Para o trabalho, eles começam fazendo pequenos buracos, voltam à superfície para serem avaliados por especialistas da Guarda Civil e descem novamente com explosivos. Pela urgência da operação, não foi feito um estudo do solo, e os técnicos encontraram camadas duras de rochas durante o caminho. Essa primeira parte das explosões leva, em média, uma hora e meia. Depois, é necessário esperar pelo menos meia hora para evacuar o ar poluído. As duplas se revezam a cada 40 minutos.
Os coordenadores da operação não dão estimativa de quanto falta até a equipe de resgate conseguir alcançar o menino, mas acredita-se que estas são as horas finais da missão.









