Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Erdogan pede dispensa de vistos para turcos à UE em visita a Berlim

Presidente turco afirmou que seu governo irá procurar cumprir os critérios do bloco para ser dispensado de vistos 'o mais cedo possível'

Internacional|Do R7

Erdogan e Merkel participaram de coletiva de imprensa
Erdogan e Merkel participaram de coletiva de imprensa

A Turquia pretende obter um acesso facilitado para seus cidadãos à União Europeia, disse o presidente Tayyip Erdogan em Berlim nesta sexta-feira (28).

No segundo dia de uma visita de Estado em que visa reparar o relacionamento da Turquia com a Alemanha e a UE, Erdogan disse que seu governo procurará cumprir os critérios do bloco para ser dispensado de vistos.

A Turquia, cuja crise econômica está sendo agravada por sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espera que uma melhoria nas relações atraia investimentos privados da superpotência econômica.

Leia também

Mas a Alemanha, que é o lar de três milhões de turcos étnicos e depende de Ancara para conter uma crise imigratória fora das fronteiras europeias, também está disposta a reparar os laços, que se esgarçaram desde a repressão turca a um golpe de Estado fracassado em 2016 — mas existem preocupações a respeito dos direitos humanos e da liberdade de imprensa na Turquia.


"Planejamos cumprir os seis critérios pendentes para a dispensa de vistos o mais cedo possível", disse Erdogan. "A dispensa de vistos, a atualização da união alfandegária e a retomada das conversas de filiação beneficiarão a Turquia e a UE."

Na mesma coletiva de imprensa a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que cobrou a libertação de cidadãos alemães que estão entre as dezenas de milhares de pessoas presas desde a tentativa de golpe, atribuída por Ancara a apoiadores de Fethullah Gulen, clérigo residente nos Estados Unidos que nega envolvimento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.