Logo R7.com
RecordPlus

Erro na Usina Nuclear de Fukushima contamina seis pessoas

Especialistas estimam que alguns dos atingidos tenham ingerido a água contaminada

Internacional|Agência Brasil

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Um erro na manipulação de equipamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, contaminou seis pessoas. O erro gerou o vazamento de água contaminada por radioatividade. É o quarto erro cometido em uma semana durante operações destinadas a descontaminar a usina.

A companhia que administra Fukushima, a Tepco (Tokyo Eletric Power Company), confirmou o vazamento de água com elevados índices radioativos. Especialistas estimam que alguns dos atingidos tenham ingerido a água contaminada.


Em março de 2011, um terremoto seguido detsunami atingiu o Japão, causando explosões e vazamentos na região da usina. Áreas inteiras foram esvaziadas, os produtos da região proibidos para comercialização e o governo manteve o alerta. Recentemente, houve informações sobre o vazamento de água contaminada para o oceano.

Fukushima tem novos vazamentos de água radioativa


Primeiro estudo do ar de Fukushima confirma altos níveis de radiação

Na época do tsunami e do terremoto, ocorreu a paralisação do sistema de resfriamento dos reatores, fazendo com que três deles derretessem. Atualmente, o maior desafio da Tepco é armazenar a grande quantidade de água utilizada para resfriar os reatores.

Há um plano do governo japonês para descontaminar a área em torno da usina, que se baseia em levantar uma parede de terra congelada em volta dos reatores para fazer o resfriamento. O objetivo é prevenir que água contendo material radioativo, que continuará a ser utilizada para resfriar dutos de combustível nuclear, entre em contato com o lençol freático. Segundo autoridades japonesas, os sistemas de tratamento de água também serão modernizados para evitar o aumento de água contaminada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.