Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Espanha define que corpo do ditador Franco será exumado na 5ª feira

Governo espanhol comunicou que os restos de Francisco Franco não poderiam continuar em 'um mausoléu público que exalta sua figura'

Internacional|Da EFE

Corpo do ditador espanhol está no Vale dos Caídos
Corpo do ditador espanhol está no Vale dos Caídos

O ditador espanhol Francisco Franco será exumado e transferido do monumento funerário Vale dos Caídos na próxima quinta-feira (24), segundo informou o governo espanhol nesta segunda-feira.

No mesmo dia, os restos mortais serão sepultados no cemitério de Mingorrubio, no bairro de El Pardo, em Madri, onde jaz a esposa do ditador, Carmen Polo.

Em comunicado, o governo garantiu que a operação será realizada em condições de "dignidade e respeito" e contará com a presença da família de Franco.

A exumação terá início às 10h30 (hora local; 5h30 em Brasília) no Vale dos Caídos, o monumento mais simbólico erguido pelo regime militar após vencer a Guerra Civil Espanhola, que durou de 1936 a 1939.


Leia também

O governo presidido pelo socialista Pedro Sánchez decidiu transferir os restos de Franco em uma reforma de 2018 da lei de memória histórica com o aval do Tribunal Supremo, que rejeitou um recurso da família do ditador.

No Vale dos Caídos também estão sepultadas cerca de 34 mil vítimas de ambos os lados da guerra. Passados 44 anos da morte de Franco, a presença dos restos do ditador no local é motivo de polêmica porque trata-se de um monumento estatal, ele não morreu em combate e na mesma basílica estão enterrados milhares de republicanos, os perdedores da guerra, sem o aval das famílias.


Tanto a exumação como o novo enterro de Franco serão realizados apenas na presença das pessoas mais próximas. Durante o translado e o sepultamento também estará presente a ministra da Justiça, Dolores Delgado, como maior representante estatal.

O governo argumenta "os restos do ditador não poderiam continuar em um mausoléu público que exaltara sua figura, algo expressamente proibido pela lei de memória histórica".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.