Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha eliminará obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Flexibilização ocorre devido à melhora dos indicadores da pandemia de Covid-19 no país

Internacional|

Homem caminha em Barcelona em meio à pandemia de Covid-19
Homem caminha em Barcelona em meio à pandemia de Covid-19 Homem caminha em Barcelona em meio à pandemia de Covid-19

A Espanha eliminará a partir da próxima terça-feira (8) a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre por causa dos atuais indicadores sanitários, anunciou nesta sexta-feira (4) a ministra da Saúde, Carolina Darias.

"Na próxima terça-feira levaremos ao conselho de ministros o decreto real com base no qual eliminaremos a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos", afirmou Darias à rádio Cadena SER.

Um dia antes, o tema será discutido e previsivelmente aprovado no conselho interterritorial, instituição que inclui o governo e representantes das regiões, que na Espanha têm competência na área de saúde pública. 

Poucos dias antes do Natal, o governo reinstaurou a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre depois de detectar o aumento no número de casos, provocado pela variante Ômicron do coronavírus, mais contagiosa.

Publicidade

Leia também

"Dissemos que [a medida] permaneceria pelo tempo estritamente necessário, até que os indicadores, como estamos constatando, aconselhassem uma medida diferente", afirmou Darias.

"Há várias semanas observamos, dia a dia, como cada um dos indicadores está melhorando", acrescentou a ministra.

Publicidade

A variante Ômicron fez aumentar o número de casos como nenhuma outra, mas não provocou tantas mortes ou internações, o que levou diversas regiões da Espanha a flexibilizar as restrições estabelecidas em dezembro.

A Espanha, que tem quase 91% da população com mais de 12 anos vacinada, registrou desde o início da pandemia mais de 1 milhão de casos e 94 mil mortes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.