Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha passa a exigir 'passaporte Covid' para frear novos casos

Documento será entregue aos que completaram o ciclo vacinal, tiveram a doença recentemente ou possuem exame negativo

Internacional|

Espanha busca fugir de onda crescente de contágios na Europa Ocidental
Espanha busca fugir de onda crescente de contágios na Europa Ocidental Espanha busca fugir de onda crescente de contágios na Europa Ocidental

Várias regiões espanholas exigem agora um chamado "passaporte Covid" para o acesso a estabelecimentos da vida noturna e outras atividades e celebrações sociais, além de eventos de massa e asilos devido a um aumento gradual das infecções pelo coronavírus e ao medo de uma sexta onda da pandemia no país.

O documento pode ser obtido por pessoas que foram totalmente vacinadas, se tiveram a doença nos últimos seis meses ou portam um teste PCR com resultado negativo nas 72 horas anteriores ou um teste de antígeno de 48 horas.

A maioria dos países europeus já o exige pensando no inverno no hemisfério norte, que começa em menos de um mês. Na Espanha, a incidência de transmissão do coronavírus é em média de 160 infecções por 100 mil habitantes em 14 dias.

Por enquanto, porém, permanece muito atrás de outras nações da Europa Ocidental, como a Holanda (incidência de 1.528), Reino Unido (853,5), Alemanha (818,5), França (308) e Itália (212).

Publicidade

Os pacientes mais graves ocupam mais de 6% do total de leitos nas unidades de terapia intensiva espanholas, embora estejam em torno ou acima de 10% em várias regiões.

O Ministério da Saúde convocou 16 milhões de pessoas para receberem uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 antes do Natal. Cerca de 80% da população da Espanha, um país de 47,4 milhões de pessoas, já recebeu a dosagem total recomendada pelos laboratórios.

Publicidade

Leia também

Por enquanto, a dose adicional é destinada aos maiores de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e da assistência social, reclusos em centros para pessoas com deficiências e aqueles anteriormente imunizados com a vacina de dose única de Janssen.

Até o momento, 5.121.100 pessoas foram infectadas pelo coronavírus e 87.931 morreram de Covid em território espanhol, de acordo com os registros oficiais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.