Logo R7.com
RecordPlus

Estado da União: ameaça da Al-Qaeda evoluiu, alerta Obama

Presidente americano faz discurso na madrugada desta quarta-feira (29)

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Obama faz seu discurso do Estado da União nesta madrugada (29)
Obama faz seu discurso do Estado da União nesta madrugada (29)

O governo americano colocou a rede Al-Qaeda "no caminho da derrota", mas "sua ameaça evoluiu", e grupos correlatos plantam raízes em novos lugares do mundo, alertou o presidente Barack Obama, no discurso anual sobre o Estado da União, nesta terça-feira (28), madrugada de quarta-feira (29) no Brasil.

"No Iêmen, Somália, Iraque e em Mali, temos de continuar trabalhando com aliados para enfraquecer essas redes e torná-las inoperantes", declarou Obama.


O presidente também prometeu vetar qualquer projeto de lei apresentado pelo Congresso que imponha novas sanções ao Irã, em meio a sensíveis negociações sobre o programa nuclear de Teerã.

"As sanções que nós colocamos em prática nos ajudaram a tornar essa oportunidade possível. Mas, deixe-me ser claro: se esse Congresso me enviar novos projetos de sanções, agora, isso ameaça descarrilar essas conversas. Eu vou vetar. Pelo interesse da nossa segurança nacional, precisamos dar à diplomacia uma chance de ser bem-sucedida", pediu Obama.


O presidente abordou ainda a situação na Ucrânia e apoiou os protestos pró-democracia. Ele defendeu que os manifestantes têm o direito de serem ouvidos sobre o futuro de seu país.

"Na Ucrânia, defendemos o princípio de que as pessoas têm o direito de se expressar livre e pacificamente e que tenham a palavra para o futuro de seu país", completou Obama.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.