Estados Unidos dizem que Rússia já lançou 500 mísseis contra Ucrânia
Em nove dias de guerra, mais de 2.000 civis morreram e outros 1 milhão fugiram para outros países
Internacional|Do R7
A Rússia já lançou cerca de 500 mísseis contra a Ucrânia desde o início da invasão, há mais de uma semana, afirmou nesta sexta-feira (4) um funcionário de alto cargo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O funcionário, que falou sob condição de anonimato, informou a imprensa sobre o desenvolvimento dos combates na Ucrânia. Segundo ele, as forças russas têm feito poucos progressos desde quinta-feira (4) e estão agora a 25 km da capital, Kiev.
No entanto, estão a apenas 10 km do centro das cidades de Chernobyl e Kharkiv, no norte, o que significa que os militares estão na realidade nos arredores dessas cidades, uma vez que estão espalhados pelo território, acrescentou. De acordo com os EUA, a Rússia está tendo mais sucesso na sua invasão pelo sul da Ucrânia.
Além disso, uma funcionária explicou que a Ucrânia já recebeu quase todos os 350 milhões de doláres (cerca de R$ 1,7 bilhão) do pacote de ajuda militar aprovado pelo governo dos EUA no sábado (26).
Mais especificamente, de acordo com a fonte, já entraram na Ucrânia 240 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) em equipamento militar e o resto chegará nos próximos dias ou semanas.
Os EUA estão coordenados com 14 países para prestar assistência militar à Ucrânia desde o início da invasão russa, mas o funcionário de alto cargo se recusou a identificá-los.
Leia também
Após meses de tensão, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia há nove dias, que deixou 2.000 civis mortos, de acordo com estimativas do Serviço Estatal de Emergência ucraniano.
Mais de 1 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia, segundo afirmou na quinta-feira o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.