Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes botam fogo nas ruas da França contra reforma educacional

Manifestantes são contra propostas de Macron para um novo sistema de seleção no ensino superior. Em Toulouse, escola foi parcialmente incendiada

Internacional|Carolina Vilela, do R7* com Reuters

Parte de escola foi incendiada durante a manifestação
Parte de escola foi incendiada durante a manifestação Parte de escola foi incendiada durante a manifestação

Estudantes franceses foram as ruas de Toulouse, no sudoeste da França, para protestar contra as reformas do presidente Emmanuel Macron sobre um novo sistema de seleção no ensino superior e o aumento das taxas de inscrições, nesta terça-feira (4).

Os vídeos divulgados nas redes sociais mostram os manifestantes colocando fogo em lixeiras e a polícia jogando bombas de gás-lacrimogênio contra os alunos. 

Leia também

Segundo informações de autoridades locais para a agência de notícias Reuters, parte da escola Saint-Exupery, perto de Toulouse, foi incendiada na manifestação.

Os protestos estudantis fazem parte de um movimento mais amplo contra as reformas de Macron na educação e em outras áreas, como a legislação ambiental, que resultaria no aumento do preço de combustíveis,

Publicidade

Franceses tomaram as ruas

No dia 17 de novembro, a revolta dos "coletes amarelos" surpreendeu Macron. Os manifestantes foram as ruas para protestar sobre os aumentos dos impostos do diesel, mas o protesto tomou outras proporções e outras pautas foram acrescentadas, como por exemplo o custo de vida e a suspensão da cobrança de imposto sobre grandes fortunas.

Publicidade

As ruas da França foram se tornando cada vez mais perigosas e, com isso, nesta terça-feira, o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, anunciou uma suspensão de seis meses para o aumento do imposto sobre combustíveis. "Essa raiva, você precisaria ser surdo ou cego para não vê-la ou ouvi-la", disse Philippe.

A onda de protestos no país resultou na queda da aceitação do governo Macron.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.