Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA afirmam que acordo ruim com Coreia do Norte não é opção

Secretário de Estado Mike Pompeo expressou esperança de que a cúpula com a Coreia do Norte irá acontecer mesmo em 12 de junho em Cingapura 

Internacional|Do R7

Pompeo cumprimenta Kim Jong-un no início de maio
Pompeo cumprimenta Kim Jong-un no início de maio

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira que Washington está preparado para abandonar conversas nucleares com a Coreia do Norte se o encontro planejado entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, seguir na direção errada.

Kim Jong-un teria medo de golpe militar durante reunião com EUA

“Um acordo ruim não é uma opção”, disse Pompeo em seu comunicado por escrito de abertura para uma audiência do Comitê de Assuntos Internacionais da Câmara dos Deputados. “O povo americano está contando conosco para fazermos isto da maneira certa. Se o acordo correto não estiver na mesa, nós iremos respeitosamente sair”.

Em seu primeiro testemunho público no Congresso desde que se tornou secretário de Estado, no mês passado, o ex-membro republicano da Câmara foi questionado por mais de três horas sobre uma variedade de tópicos mundiais, focando amplamente na Coreia do Norte e no Irã, mas com conversas duras também sobre a Turquia, aliada na Otan.


Pompeo expressou esperança de que a cúpula com a Coreia do Norte irá acontecer em 12 de junho em Cingapura como planejado, após Trump dizer que há uma “chance substancial” de que será cancelada em meio a preocupações de que Pyongyang não irá abandonar seu arsenal nuclear.

Ele disse que Trump irá liderar as conversas, mas se negou a discutir quantas pessoas, ou quais, irão integrar a equipe para a cúpula.


Pompeo, que foi diretor da CIA antes de se tornar secretário de Estado após Trump demitir Rex Tillerson, se encontrou duas vezes com Kim em Pyongyang. Em sua viagem mais recente, ele trouxe de volta três americanos que estavam sendo mantidos pela Coreia do Norte.

Pompeo também abordou tensões com o Irã por conta de seu programa nuclear, dizendo que Washington busca se encontrar com aliados europeus e de outras regiões para discutir o futuro, após Trump retirar os EUA do acordo iraniano de 2015 neste mês.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.