Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA alertam Irã que responderão a ataques de aliados no Iraque

Alerta da Casa Branca foi feito após ataques de forças aliadas do Irã contra prédios do consulado dos EUA em Basra, no último fim de semana

Internacional|

(Reuters / Alaa al-Marjani / )

Os EUA alertaram o Irã nesta terça-feira (11) que irão “responder rapidamente e decididamente” a quaisquer ataques feitos por aliados de Teerã no Iraque que resultarem em ferimentos a norte-americanos ou danos em instalações norte-americanas.

O comunicado da secretaria de imprensa da Casa Branca acusou o Irã de não impedir ataques nos dias recentes contra o consulado dos EUA em Basra e contra o complexo da embaixada norte-americana em Bagdá.

“O Irã não agiu para cessar estes ataques de seus aliados no Iraque, os quais apoiou com financiamento, treinamento e armas”, dizia o comunicado.

Leia também

“Os Estados Unidos irão responsabilizar o regime em Teerã por qualquer ataque que resultar em ferimento a nossos membros ou danos a instalações do governo dos EUA. A América irá responder rapidamente e decididamente em defesa de vidas americanas”.

Publicidade

Na sexta-feira, três tiros de morteiro caíram dentro da Zona Verde em Bagdá, amplamente fortificada e onde fica a embaixada dos EUA, mas não causaram danos ou mortes, de acordo com o Exército iraquiano.

O ataque com morteiro foi o primeiro de tal tipo em diversos anos na Zona Verde, onde ficam prédios do governo, do Parlamento e muitas embaixadas estrangeiras.

Publicidade

O consulado dos EUA em Basra fica próximo ao aeroporto, que foi atacado por foguetes no sábado. Não foram relatados danos ou mortes.

Manifestantes em Basra irritados com corrupção política invadiram e incendiaram prédios do governo iraquiano na semana passada. O consulado do Irã foi incendiado por manifestantes que gritavam contra o que veem como a influência iraniana sobre questões iraquianas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.