EUA: China busca condições tarifárias equivalentes às dos outros países, explica professor
Ministério do Comércio chinês solicitou que Washington suspenda medidas tarifárias unilaterais impostas aos parceiros comerciais
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A China está realizando uma avaliação completa da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre a política de taxas. O Ministério do Comércio da China solicitou que Washington suspenda as medidas tarifárias unilaterais impostas aos parceiros comerciais, alertando que a disputa entre os dois países é prejudicial.
Segundo o comunicado, as tarifas norte-americanas violam as regras do comércio internacional e a legislação interna dos Estados Unidos. Para Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais, a China está buscando vantagens equivalentes às dos outros países.

“Em certas situações em que a China não tinha fechado o acordo, os 15% a beneficiam. Mas, no grosso, na maior parte das exportações, principalmente industriais, que tinham sido fechado um acordo, para a China não é vantagem”, explica em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (23).
Porém, segundo o professor, as tarifas de 15% anunciadas estão sujeitas à revisão no Congresso dentro de cinco meses. Este período coincide com as eleições de meio de mandato — as midterms — nos Estados Unidos, quando a Câmara dos Deputados e dois terços do Senado serão renovados.
“Não há dúvida alguma de que Trump olha para isso com bastante receio de perder as eleições, o que significaria perder o controle do Congresso”, diz Trevisan.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!







