Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA cogitam começar com reabertura parcial em maio

Há "otimismo cauteloso" sobre a diminuição da propagação do novo coronavírus no país, afirmou o epidemiologista Anthony Fauci

Internacional|Da EFE

Anthony Fauci é um dos epidemiologistas mais respeitados do planeta
Anthony Fauci é um dos epidemiologistas mais respeitados do planeta

A reabertura parcial dos Estados Unidos pode começar "talvez no próximo mês", afirmou neste domingo (12) o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIH, na sigla em inglês), Anthony Fauci. Ele disse que há "um otimismo cauteloso" sobre a diminuição da propagação do novo coronavírus no país. Fauci é um dos epidemiologistas mais respeitados do mundo e membro do força de trabalho da Casa Branca para o combate à covid-19.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

Leia também

"Quando olhamos para as internações, UTIs e necessidades de intubação. É o que esperamos, há um otimismo cauteloso em ver esse declínio. E se olharmos para os padrões das curvas em outros países, uma vez ultrapassado esse ponto esperamos ver um declínio acentuado", disse Fauci à "CNN" sobre os números em Nova York, o epicentro do surto nos EUA, com mais de 8.000 mortes.

Leia também: Eliminar e não achatar a curva: Nova Zelândia tem resultados com estratégia mais agressiva contra o coronavírus


De acordo com o especialista, há "indícios" de que alguns dos dados utilizados para medir a evolução da crise sanitária estão "começando a se estabilizar" em alguns locais.

Processo gradual

As declarações de Fauci chegam pouco após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que o governo está analisando o melhor momento para reabrir a economia do país. O epidemiologista afirmou que o processo de "relaxamento" de algumas das medidas de distanciamento social poderá começar em alguns locais, "pelo menos de alguma forma, talvez em maio".


Veja também: Brasileiros relatam dificuldades para voltar da Austrália por covid-19

No entanto, observou que não se trata de um "interruptor" de ligar e desligar. Segundo ele, o processo será gradual. "Você quer ter a certeza de não fazer algo prematuramente e precipitadamente, ao mesmo tempo que presta atenção à necessidade de tentar voltar ao normal", explicou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.