EUA consideram legislação europeia sobre OGM 'pesada' e 'inaplicável'
Internacional|Do R7
Os Estados Unidos avaliaram nesta segunda-feira que a legislação europeia que limita a importação e o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) era "inaplicável" e "pesada".
As restrições conduzem, sobretudo, a 'atrasos' na aprovação de novos produtos geneticamente modificados "apesar das opiniões positivas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)", assegurou o Escritório de Comércio Exterior dos Estados Unidos (USTR) em um relatório sobre as medidas sanitárias no mundo.
A USTR critica também "as exigências inaplicáveis" sobre a rastreabilidade dos OGM nos alimentos e as normas "pesadas" e "inúteis" em vigor em alguns países europeus para evitar a contaminação dos solos agrícolas por OGM.
"Governos estrangeiros continuam impondo medidas discriminatórias ou inúteis sobre as exportações agrícolas americanas", avaliou o representante de comércio exterior americano, Demetrios Marantis, durante coletiva por telefone.
jt/sl/bdx/jb/dg/mvv











