Rússia x Ucrânia

Internacional EUA dizem que Putin não é informado corretamente sobre guerra na Ucrânia

EUA dizem que Putin não é informado corretamente sobre guerra na Ucrânia

De acordo com informante americano, assessores do presidente da Rússia temem que ele descubra as perdas econômicas e de tropas

AFP
Vladimir Putin não teria a real dimensão das perdas russas na guerra com a Ucrânia

Vladimir Putin não teria a real dimensão das perdas russas na guerra com a Ucrânia

Mikhail Klimentyev/Sputnik/AFP - 30.03.2022

Um alto funcionário dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira (30) que Vladimir Putin está mal informado sobre o desenvolvimento da guerra na Ucrânia porque seus assessores têm medo de revelar as perdas militares e econômicas da Rússia.

"Putin nem sabia que seu Exército estava recrutando e perdendo militares na Ucrânia, o que mostra uma clara interrupção no fluxo de informações confiáveis que chegam ao presidente russo", disse o funcionário, sob condição de anonimato, com base em dados da inteligência americana.

"No nosso ponto de vista, Putin é enganado por seus conselheiros sobre o mau desempenho das Forças Armadas russas e a gravidade do impacto das sanções na economia russa, porque seus principais conselheiros têm medo de lhe dizer a verdade", acrescentou.

O alto funcionário dos EUA também garantiu que "há uma tensão constante entre Putin e o Ministério da Defesa".

Nesta semana, a Rússia divulgou a informação de que reduzirá o número de tropas do país na região de Kiev, estabelecendo como prioridade a área separatista de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Últimas