EUA e Irã entram em negociação final para assegurar paz e retomar transporte marítimo
Genro de Trump se reuniu com primeiro-ministro do Catar para preparar terreno para a assinatura de acordo com 14 pontos
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

EUA e Irã travam conversações técnicas em Doha nesta quarta-feira (1º) na tentativa de chegar a um acordo sobre o tráfego marítimo pelo estreito de Ormuz e garantir um cessar-fogo duradouro, segundo uma fonte com conhecimento direto das negociações e uma autoridade iraniana.
Jared Kushner, genro do presidente dos EUA, Donald Trump, e o enviado Steve Witkoff se reuniram com o primeiro-ministro do Catar — mediador nas negociações ao lado do Paquistão — para preparar o terreno para as negociações, mas não participariam das discussões propriamente ditas, disse a fonte com conhecimento direto das negociações.
As negociações se baseiam em um acordo provisório de 14 pontos assinado no mês passado, que tinha como objetivo interromper a guerra iniciada com os ataques dos EUA e de Israel ao Irã em fevereiro e reabrir o estreito de Ormuz, ao mesmo tempo em que estabelecia um prazo de 60 dias para negociações com vistas a um acordo de paz permanente.
No entanto, EUA e Irã têm discutido publicamente sobre o significado do pacto provisório, o que levou a ataques recíprocos na última semana.
O Irã está determinado a obter reconhecimento internacional de seu controle sobre o estreito e de sua capacidade de cobrar taxas dos navios que entram ou saem do Golfo, mesmo que tenha que fazê-lo à força, afirmaram duas fontes iranianas de alto escalão nesta quarta-feira.
O tráfego foi parcialmente retomado pelo estreito, que, antes da guerra, era responsável por um quinto do comércio global de petróleo e gás natural liquefeito.
Foco em Ormuz e nos ativos congelados
As negociações em Doha estão estruturadas em sessões entre os principais negociadores e especialistas, disse a fonte com conhecimento das negociações. Elas começaram na noite de terça-feira e continuavam na quarta-feira, afirmou a autoridade iraniana.
O Irã declarou publicamente que suas prioridades incluem chegar a um acordo sobre a gestão do estreito e a liberação de US$6 bilhões em ativos iranianos congelados, e a autoridade iraniana afirmou que a atual rodada de discussões se concentraria nessas duas questões.
A prioridade declarada dos EUA é garantir o livre fluxo de tráfego pelo estreito, disse a fonte com conhecimento das negociações.
A mídia estatal iraniana informou na quarta-feira que um navio-contêiner estrangeiro encalhou no Estreito de Ormuz após entrar em águas rasas fora da rota de navegação designada pelas autoridades iranianas.
“O Estreito de Ormuz continua a ser reaberto, mas de forma irregular, imprevisível e não totalmente transparente”, disse Vandana Hari, fundadora da Vanda Insights, empresa especializada em análises do mercado de petróleo.
A guerra desencadeou ataques iranianos contra países do Golfo que abrigam bases militares dos EUA e matou milhares de pessoas, principalmente no Irã e no Líbano, além de elevar os preços do petróleo e dos combustíveis.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









