EUA e Rússia conversarão sobre Venezuela na Finlândia
Mike Pompeo e Sergei Lavrov se encontrarão no início da próxima semana em meio às fortes tensões da crise na Venezuela
Internacional|Da EFE
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reunirão no início da próxima semana na Finlândia para falar sobre a Venezuela, em meio a fortes tensões pela resposta das duas potências à crise política que assola o país sul-americano.
Um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado americano confirmou que eles conversarão a sós durante o encontro ministerial do Conselho do Ártico, que acontecerá na segunda e na terça-feira (dias 6 e 7) em Rovaniemi, na Finlândia.
"Nossa expectativa é de que o secretário de Estado e ele (Lavrov) terão uma oportunidade de conversar. Acredito que a Venezuela será parte dessa conversa", explicou o funcionário, que pediu anonimato, em entrevista por telefone.
Leia também
Pompeo e Lavrov conversaram nesta quarta-feira (1) por telefone, em plena escalada de tensões pela afirmação do secretário de Estado de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estava pronto para deixar o país na terça-feira, mas a Rússia lhe convenceu a ficar.
Nessa conversa, Pompeo enfatizou para Lavrov que "a intervenção de Rússia e Cuba é desestabilizadora para a Venezuela e para a relação bilateral entre os EUA e a Rússia", ao que o ministro russo respondeu com uma advertência de que Washington devia conter seus "passos agressivos" no país sul-americano.
Lavrov negou hoje que Maduro estivesse disposto a deixar a Venezuela, e disse que manterá os contatos com Pompeo, embora tenha ressaltado que será muito difícil "aproximar posições".
A visita de Pompeo à Finlândia fará parte de uma viagem pela Europa que também incluirá paradas na Alemanha, no Reino Unido e na Groenlândia (Dinamarca).