Internacional EUA: ex-vice de Obama anuncia candidatura oficial à presidência 

EUA: ex-vice de Obama anuncia candidatura oficial à presidência 

Democrata Joe Biden fez anúncio para eleições de 2020 por meio de publicação no Twitter. 'Os valores desta nação estão em jogo', escreveu

Joe Biden nos EUA

Biden foi vice-presidente nos dois mandatos de Barack Obama

Biden foi vice-presidente nos dois mandatos de Barack Obama

BIDEN CAMPAIGN HANDOUT via REUTERS/24.05.2019

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta quinta-feira (25) que vai concorrer à presidência do país nas eleições de 2020. Biden esteve ao lado de Barack Obama na Casa Branca durante dois mandatos, de 2009 a 2017. O anúncio foi feito por meio da conta oficial do democrata no Twitter.

Na publicação, Biden escreveu, junto de um vídeo de campanha, que "os valores centrais desta nação ... nossa posição no mundo ... nossa própria democracia ... tudo o que fez da América a América está em jogo. É por isso que hoje estou anunciando minha candidatura para presidente da República dos Estados Unidos".

Senador de longa data

Biden, de 76 anos, foi senador de longa data antes de ser vice e disputa a vaga com quase 20 outros postulantes que querem tentar derrotar o presidente republicano Donald Trump na eleição do ano que vem.

Segundo a rede de notícias americana CNN, o democrata deve participar de um evento de arrecadação de fundos na Filadélfia ainda nesta quinta-feira. Na próxima semana, fará seu primeiro comício em Pittsburgh.

Biden concorreu duas vezes à Presidência sem sucesso, e mais recentemente foi questionado sobre suas interações com mulheres que disseram que ele as constrangeu – ele disse não crer que agiu inadequadamente, mas que será mais cuidadoso com o próprio comportamento.