Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA exigirão teste negativo de covid-19 de todos os passageiros

Medida, que entra em vigor no próximo dia 26, vai exigir testes feito até 72 horas antes do embarque até de norte-americanos

Internacional|Da EFE

Medida afeta todos os passageiros que chegarem de avião aos EUA
Medida afeta todos os passageiros que chegarem de avião aos EUA Medida afeta todos os passageiros que chegarem de avião aos EUA

Os Estados Unidos vão exigir um teste com resultado negativo para covid-19 de quem quiser ir ao país de avião, incluindo cidadãos americanos, antes do embarque, anunciaram nesta terça-feira os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC), como nova medida para tentar frear a propagação do novo coronavírus.

Leia também: EUA: 'turismo de vacinas' na Flórida atrai latinos e canadenses

A medida entrará em vigor no próximo dia 26 e também estabelece uma recomendação para que os passageiros sejam testados novamente de três a cinco dias após a chegada ao país e para que eles permaneçam em quarentena por sete dias após a viagem.

"Os testes pré e pós-viagem são uma medida crítica para diminuir a introdução e disseminação da covid-19", disse o órgão do governo americano em comunicado.

Publicidade

Leia também

"Esta estratégia é consistente com a fase atual da pandemia e protege mais efetivamente a saúde dos americanos", acrescenta a nota.

Epicentro da pandemia

Os Estados Unidos, que são o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, já registraram mais de 22,7 milhões de contágios e quase 380 mil mortes desde o início da crise de saúde global.

Publicidade

Os CDC justificaram este movimento afirmando que diferentes cepas do vírus Sars-CoV-2 estão emergindo cada vez mais em países de todo o mundo e que "há evidências de maior transmissibilidade de algumas dessas variantes".

"A exigência de testes para passageiros ajudará a conter a propagação do vírus enquanto trabalhamos para vacinar o público dos EUA", afirma o comunicado.

Publicidade

Os testes laboratoriais com resultado negativo para covid-19 terão que ser feitos até três dias antes da viagem para os Estados Unidos e deverão ser documentados por escrito à companhia aérea, que será responsável pela confirmação desses resultados.

"Se um passageiro não fornecer documentação de um teste ou de recuperação (da doença), ou se um teste não for realizado, a companhia aérea deve negar o embarque ao passageiro", disseram os CDC.

A medida surge em um momento de preocupação com a propagação da nova variante do vírus registrada primeiro no Reino Unido e que já foi detectada nos Estados Unidos.

Desde o final de dezembro, os EUA já vinham exigindo um teste com resultado negativo para covid-19 a ser realizado pelo menos 72 horas antes da viagem para aqueles que embarcam em aeroportos britânicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.