EUA exigirão vacinação de pessoas que pedirem visto de residência
Nova regra prevê exceções para crianças e grupos que não podem ser imunizados contra a covid-19 por motivos de força maior
Internacional|Do R7
O governo dos Estados Unidos passará a pedir a partir de 1º de outubro para todos que solicitarem vistos, seja de residência permanente, ou outros, o comprovante de vacinação contra a covid-19, conforme anunciou nesta terça-feira (14) o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos).
A medida segue o que já havia sido determinado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), no dia 17 de agosto deste ano. Dessa forma, o USCIS exigirá aos solicitantes sujeitos ao teste médico de imigração, que completem o esquema de vacinação contra a doença provocada pelo novo coronavírus e apresentem a documentação que comprovem a imunização.
O requisito entrará em vigência em 1º de outubro e será aplicado em todos os Formulários I-693 assinados por médicos "nesta data ou depois". Em geral, as pessoas que pedem visto permanente de residência devem ser submetidas a um exame médico para provar que estão livres de qualquer condição que possa torná-los inadmissíveis por motivos relacionados à saúde, e devem incluir os resultados no Formulário I-693.
A regra exclui as crianças que solicitam visto de imigrante, por não serem recomendadas a elas as vacinas contra o novo coronavírus, além de pessoas que, por alguma razão médica, não possam receber a aplicação do imunizante.
Também estarão isentas as pessoas que pediram o visto permanente de residência, mas que chegam de países em que não há vacinas disponíveis contra a covid-19. Além disso, serão avaliadas exceções para as solicitações em que há objeções religiosas ou morais para receber o imunizante.