Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA pedem que Castillo reverta dissolução do Congresso peruano

Presidente do Peru anunciou estado de exceção, mas horas depois foi retirado do poder pelos próprios parlamentares

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Congresso do Peru se reuniu após ser dissolvido por Pedro Castillo
Congresso do Peru se reuniu após ser dissolvido por Pedro Castillo Congresso do Peru se reuniu após ser dissolvido por Pedro Castillo

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quarta-feira (7) que o presidente peruano Pedro Castillo "reverta" a dissolução do Congresso, anunciada no início da tarde.

"Os Estados Unidos instam fortemente o presidente Castillo a reverter sua tentativa de fechar o Congresso e permitir que as instituições democráticas do Peru funcionem de acordo com a Constituição", tuitou a embaixadora Lisa Kenna.

“Encorajamos o público peruano a manter a calma durante este período de incerteza”, acrescentou Kenna.

Castillo, um esquerdista, anunciou a dissolução do Congresso e o estabelecimento de um governo de emergência em um movimento interpretado como "um golpe" pela vice-presidente Dina Boluarte.

Publicidade

A medida foi anunciada poucas horas antes de o Parlamento de direita se reunir para discutir uma terceira tentativa de derrubá-lo desde que ele assumiu o poder, 16 meses atrás.

O anúncio de Castillo, ocorrido pouco mais de 30 anos após o autogolpe do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), provocou várias renúncias, entre elas a do embaixador peruano na OEA (Organização dos Estados Americanos), Harold Forsyth.

"Estamos em uma ruptura, pelo menos tecnicamente, da ordem constitucional, o que naturalmente constitui uma gravíssima afronta para o processo constitucional no Peru, para a democracia no Peru e para a democracia em todos os países que fazem parte desta organização", disse o embaixador durante uma reunião do Conselho Permanente da OEA em Washington.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.