Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA prometem desenvolver América Central para conter imigração

Governo norte-americano afirmou que irá investir bilhões de dólares para fortalecer a economia dos países latinos e diminuir o fluxo imigratório 

Internacional|Do R7

Investimento será para tentar conter os imigrantes
Investimento será para tentar conter os imigrantes Investimento será para tentar conter os imigrantes

Os Estados Unidos investirão bilhões de dólares no desenvolvimento da América Central e do México, como parte de um plano para fortalecer as economias da região e conter a imigração ilegal, afirmaram os governos dos EUA e do México na terça-feira (19).

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, tem tentado convencer o presidente norte-americano, Donald Trump, a trabalhar com o México para desenvolver Honduras, El Salvador e Guatemala, assim como a região sul do México, para diminuir o fluxo de imigrantes.

Leia também

Entretanto, as ameaças de Trump de cortar o auxílio à região se a imigração ilegal não for contida causaram dúvidas sobre o quanto os Estados Unidos realmente fornecerão em ajuda.

Grande parte do novo auxílio anunciado na terça-feira é composta por investimento privado que dependerá da viabilidade dos projetos, e outra parte foi a reafirmação de compromissos já existentes.

Publicidade

Mesmo assim, o anúncio de terça-feira surpreendeu alguns céticos que acreditavam que Trump, um republicano, e López Obrador, de esquerda, se chocariam.

O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse que Washington destinará US$ 5,8 bilhões, equivalente a mais de R$ 22 milhões, para o desenvolvimento da América Central e aumentará os investimentos privados e públicos no México em 4,8 bilhões de dólares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.