Logo R7.com
RecordPlus

EUA transferem cinco presos de Guantánamo para Europa

Com esta transferência, o número de detentos na prisão em Cuba chega a 143 

Internacional|Agência Brasil

  • Google News

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou nesta quinta-feira (20) que cinco presos do centro de detenção militar de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para a Geórgia e Eslováquia, na Europa.

Três dos detidos, identificados como Salah Mohammed Salih Al Dhabi, Abdel Ghaib Ahmad Hakim e Abdul Khaled Al Baydani, foram transferidos para a Geórgia, enquanto outros dois — Hashim Bin Ali Bin Amor Sliti e Husayn Salim Muhammad Al Mutari Yafai — foram levados para a Eslováquia.


Com esta transferência, permanecem em Guantánamo 143 detidos, uma centena a menos dos que estavam naquela prisão quando Barack Obama chegou ao poder em 2008 com o compromisso de encerrar o centro.

Legisladores americanos mantém obstáculos ao fechamento de Guantánamo


Acusado de terrorismo na Síria, ex-detento de Guantánamo é liberto em Londres

Num comunicado, o Pentágono indicou que a decisão foi tomada depois de um grupo de peritos de seis departamentos e agências do Governo ter revisto os casos e avaliado fatores como a segurança.


"Estas transferências devem acabar”, disse o presidente do Comitê das Forças Armadas da Câmara dos Representantes, Buck McKeon, que considerou “perigosas” as ações do Governo e assinalou ter enviado uma carta ao Secretário da Defesa, Chuck Hagel, para sublinhar sua “grande preocupação”.

“Se um só soldado perde a vida por culpa destas transferências, falhamos no nosso dever com os cidadãos”, disse o mesmo responsável em comunicado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.