Internacional Europa pode superar os 50ºC e bater recorde de temperatura

Europa pode superar os 50ºC e bater recorde de temperatura

Organização Meteorológica Mundial avalia que continente deve bater em breve os 48,8ºC registrados na Itália nesta semana

Agência EFE
Italianos sofrem com a forte onda de calor que atinge o continente

Italianos sofrem com a forte onda de calor que atinge o continente

EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse nesta sexta-feira (13) que está verificando se esta semana foi quebrado o recorde de temperaturas na Europa (48,8º C medidos na ilha da Sicília, na Itália), embora tenha destacado que com a tendência atual essa marca será batida novamente e em breve vai superar os 50 graus.

"Devemos estar preparados para que no futuro haja novos recordes (na Europa), em torno de 50º C", disse Bob Stefanski, chefe do departamento de Serviços Climáticos Aplicados da OMM, em entrevista coletiva.

Na última quarta-feira (11), a cidade siciliana de Siracusa atingiu 48,8º C, conforme medido pelo serviço meteorológico regional, número que se confirmado ultrapassaria o recorde do continente europeu de 48º C, registrado em Atenas em 1977.

A OMM, que às vezes leva meses para confirmar tais registros, também recebeu notificações de recordes nacionais em outros países mediterrâneos (como os mais de 47º C registrados na Tunísia recentemente), que também está verificando por meio de seus serviços regionais, acrescentou Stefanski.

O especialista frisou que a onda de calor é um dos fatores que têm agravado incêndios florestais em partes da região como Grécia, Turquia e vários países do norte da África, e ao mesmo tempo dificultam o trabalho de extinção do fogo.

No mês de julho, a OMM confirmou que a temperatura de 18,3º C medida em 5 de fevereiro de 2020 na base Esperanza, estação de pesquisa da Argentina, foi a mais alta registrada até hoje na Antártica.

A temperatura mais alta da história reconhecida pela OMM é de 56,7 graus, medida em 10 de julho de 1913 no Vale da Morte (Califórnia, Estados Unidos).

Últimas