Evo Morales chega na Argentina com status de refugiado
Depois das eleições de Fernandez, ex-presidente da Bolívia recebeu convite para ficar em Buenos Aires. Morales passou pelo México e Cuba antes
Internacional|Do R7
Evo Morales, que renunciou ao cargo de presidente da Bolívia no mês passado, chegou na Argentina nesta quinta-feira (12), onde vai ficar com o status de refugiado.
Segundo o jornal argentino Clarín, o chanceler Felipe Solá disse que Morales havia conseguido asilo no país.
“Lhe foi dado asilo para entrar no país, mas agora estão firmando o pedido de refúgio, que é uma condição diferente, que deve ser aprovada no Ministério do Interior. A diferença entre asilo e refúgio é que o último tem normas. O asilo não tem normas, não tem regras”, explica.
Leia também
Renúncia de Morales completa 10 dias e Bolívia segue fragmentada
'Foi consumado o golpe mais nefasto da história', diz Morales
Evo Morales desembarca no México, onde recebe asilo político
No México, Evo Morales afirma ter medo de uma guerra civil na Bolívia
Após renúncia, Evo Morales anuncia saída da Bolívia rumo a asilo político no México
Mesmo como refugiado e sendo ex-presidente de uma nação vizinha, Morales “não pode fazer declarações políticas na Argentina”, disse o chanceler.
Depois de renunciar ao cargo, Morales viajou ao México, onde estava vivendo e foi para Cuba para passar por um tratamento médico. Com a eleição de Fernández, aliado político de Morales, surgiu a possibilidade de ele ficar em Buenos Aires por um tempo.
Além de Morales, seu ex-vice-presidente Álvaro García Linera, a ex-ministra Gabriela Montaño e o antigo chanceler Diego Pary Rodríguez.