Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ex-agente russo permanece em estado grave, diz polícia britânica

Ex-agente duplo russo e sua filha foram hospitalizados após suposta exposição a uma substância desconhecida em Salisbury, no sul da Inglaterra

Internacional|Do R7, com Reuters

Ex-agente russo está hospitalizado em estado grave
Ex-agente russo está hospitalizado em estado grave

Um ex-agente duplo russo e sua filha permanecem em estado grave após suposta exposição a uma substância desconhecida em Salisbury, no sul da Inglaterra, disse a polícia britânica nesta terça-feira (6). Um membro do serviço de emergência também continua hospitalizado.

O secretário de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, identificou Sergei Skripal, ex-coronel do Departamento Central de Inteligência russo e condenado por traição em Moscou, e sua filha, Yulia, como as duas pessoas que foram encontradas inconscientes em um banco em um banco de praça em frente ao pub Bishop's Mill.

Kremlin disse que irá cooperar na investigação sobre ex-agente.

Agente russo traiu espiões


O ex-agente foi encontrado inconsciente ao lado de sua filha, Srkipal teria traído dezenas de espiões para a inteligência britânica, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento da investigação.

A polícia de Wiltshire disse em comunicado que o pub onde a dupla foi encontrada foi isolado após o incidente, mas que não parece haver nenhum risco imediato à saúde pública.


O Reino Unido advertiu que irá responder fortemente se for provado que a Rússia está por trás da misteriosa intoxicação do ex-agente.

"Eu digo a governos por todo o mundo que nenhuma tentativa de acabar com uma vida inocente no território do Reino Unido passará sem sanções ou punições", disse Johnson ao Parlamento britânico, acrescentando que a Rússia é uma força maligna no mundo.


"Embora seria errado pré-julgar na investigação, eu posso garantir à Câmara que caso surjam evidências que sugiram responsabilidade estatal, então o governo da sua majestade irá responder de forma apropriada e robusta", disse.

Johnson acrescentou que até mesmo a participação do Reino Unido na Copa do Mundo da Rússia deste ano está sob risco. A seleção da Inglaterra é a única representante britânica classificada para o Mundial.

Substância misteriosa

A polícia do Reino Unido se empenhou nesta terça-feira em identificar a substância que pode ter envenenado o ex-agente duplo russo.

Mark Rowley, principal autoridade de contraterrorismo do Reino Unido, disse que os investigadores precisam "estar cientes de ameaças de Estado" desde que Sergei Skripal adoeceu.

"Atualmente eles estão sendo tratados da possível exposição a uma substância desconhecida", disse a polícia de Wiltshire em um comunicado. "Ambos continuam em estado crítico e sob tratamento intensivo".

Skripal, que informou a identidade de dezenas de espiões russos à agência de inteligência estrangeira britânica MI6, recebeu refúgio no Reino Unido depois de ser trocado por espiões russos pegos no Ocidente em 2010, como parte de uma troca de espiões realizada no aeroporto de Viena reminiscente da Guerra Fria.

"Temos que lembrar: os exilados russos não são imortais, todos eles morrem, e pode haver uma tendência a teorias conspiratórias", disse Rowley à rádio BBC. "Mas da mesma maneira temos que estar cientes de ameaças de Estado", acrescentou, citando o assassinato de Alexander Litvinenko, ex-agente russo que desertou no Reino Unido e morreu envenenado em circunstâncias jamais esclarecidas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.