Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ex-aliado de Fidel na Revolução Cubana morre aos 95 anos no exílio em Miami

Internacional|Do R7

MIAMI, 27 Fev (Reuters) - Huber Matos, um ex-revolucionário cubano que lutou ao lado de Fidel Castro, mas depois se voltou contra ele e foi preso, até ir para o exílio, morreu em Miami na manhã desta quinta-feira, aos 95 anos.

A causa da morte foi um "forte ataque cardíaco", de acordo com um comunicado divulgado pela família.

Segundo o texto, um dia antes da morte, Matos falou com aliados em Cuba, acrescentando que suas últimas palavras foram: "A luta continua, vida longa para uma Cuba livre".

Matos apoiou a Revolução liderada por Fidel contra Fulgencio Batista, nos anos 1950, levando armas da Costa Rica para Cuba antes de se unir aos irmãos Castro no Exército Rebelde nas montanhas de Sierra Maestra.


Depois que Batista abandonou a ilha, Matos foi para Havana em um tanque ao lado de Fidel, em janeiro de 1959. Ele foi depois nomeado comandante na província de Camaguey, mas logo renunciou em protesto contra a inclinação comunista de Fidel.

Matos foi preso e julgado por traição em dezembro de 1959. Sentenciado a 20 anos de prisão, ele foi libertado em 1979 e retornou à Costa Rica para ficar com a mulher e filhos, mudando-se depois para Miami.


Foi politicamente ativo no movimento contra Fidel Castro em Miami, atuando como secretário-geral de um partido político, o Cuba Independente e Democrática (CID).

Matos quis ser enterrado na Costa Rica, mas também pediu que seus restos sejam transferidos para o túmulo onde estão seus pais, na cidade cubana de Yara, quando "Cuba for livre", disse a família.

(Reportagem de David Adams)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.