Ex-colega acusa Kavanaugh de mentir para Comissão do Senado
Na declaração ele garantiu que, no depoimento ao Senado, o juiz minimizou o grau e a frequência com que bebia
Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7, com agências
Um colega de classe, na Universidade de Yale, de Brett Kavanaugh, juiz indicado por Donald Trump para a Suprema Corte dos EUA, acusou Kavanaugh, no domingo (30), de ter mentido em seu depoimento à Comissão Judiciária do Senado. Ele também afirmou que o juiz fez uma "deturpação grosseira" de quanto bebia em seus anos de universidade. As informações são da CNN.
"Eu posso dizer inequivocamente que Brett não disse a verdade ao negar a possibilidade de que nunca perdeu a consciência por beber e minimizar a extensão e a frequência do consumo de álcool", disse Chad Ludington em um comunicado para a emissora.
Leia também
Na declaração ele garantiu que, no depoimento ao Senado, o ex-colega minimizou o grau e a frequência com que bebia. Segundo o The New York Times, Ludington é professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte e já teria feito pequenas doações para vários candidatos democratas.
"É a verdade que está em jogo. E acredito que a capacidade de dizer a verdade, mesmo que não nos deixe bem, é uma qualidade primordial que procuramos nos juízes mais poderosos de nossa nação."
Ludington ressaltou que ele costumava beber com Kavanaugh quando eles iam para a faculdade.
Segundo Ludington, ele viu muitas vezes Kavanaugh "se recuperando de ter consumido álcool" e que o indicado por Trump já se tornou "beligerante e agressivo" ao beber, a ponto de em uma ocasião ter jogado uma cerveja na cara de um homem por causa de um comentário desagradável.
"É a verdade que está em jogo. E acredito que a capacidade de dizer a verdade, mesmo que não nos deixe bem, é uma qualidade primordial que procuramos nos juízes mais poderosos de nossa nação."
Como resposta, a Casa Branca enviou à CNN declarações de Chris Dudley, amigo de Kavanaugh e ex-jogador da NBA. Dudley afirmou ao The New York Times que nunca viu Kavanaugh perder a consciência por causa do álcool e que "nunca tinha visto ele agir de forma inadequada com qualquer mulher nos 35 anos que eu estive conhecê-lo. "
Veja a galeria: Audiência sobre acusação de abuso de Kavanaugh gera protestos