Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-presidente do Equador Rafael Correa pede asilo na Bélgica

Juíza equatoriana decretou prisão de Correa na quarta-feira; ex-presidente é acusado pelo sequestro de um opositor na Colômbia, em 2012

Internacional|Fábio Fleury, do R7, com Reuters

Rafael Correa teve prisão decretada na quarta
Rafael Correa teve prisão decretada na quarta Rafael Correa teve prisão decretada na quarta

O ex-presidente do Equador Rafael Correa pediu asilo na Bélgica nesta quinta-feira (8). As informações são da agência Reuters, citando fontes belgas.

Correa, que vive na Bélgica há um ano e meio, desde que deixou a presidência do Equador, teve a prisão decretada na quarta-feira pela juíza Daniela Camacho.

A medida judicial visa obrigar o ex-presidente a comparecer ao julgamento no qual é acusado pelo sequestro de um antigo opositor, Francisco Balda, na Colômbia, em 2012.

Foragidos na Europa

Publicidade

Tanto Correa como seu ex-secretário de Inteligência, Pablo Romero, e os ex-agentes Raúl Chicaiza e Jéssica Falcón são acusados do crime. Romero, assim como o ex-presidente, é considerado foragido e hoje mora na Espanha.

Em julho, a juíza já havia pedido a prisão preventiva de Correa, que deveria se apresentar a cada duas semanas à Justiça equatoriana em Quito. Ele solicitou cumprir a medida na embaixada do país em Bruxelas, mas não foi atendido.

Balda afirmou que pretende pedir a extradição de Correa junto à Bélgica. A lei equatoriana impede que o ex-presidente seja julgado à revelia, sem estar presente na corte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.