Excalibur? Espada de 700 anos é encontrada em rocha na Bósnia
Assim como na lenda do rei Arthur, a lâmina foi encontrada cravada em uma pedra. Pesquisadores tentam descobrir a história por trás da espada
Internacional|Carolina Vilela, do R7*
Uma espada de 700 anos foi encontrada presa em uma rocha no rio Vrbas, na Bósnia.
De acordo com a rede de notícias Fox News, a lâmina encontrada por arqueólogos a 11 metros de profundidade durante uma escavação em um castelo próximo ao local, e foi batizada de Excalibur, a espada da lenda do rei Arthur.
A arqueóloga e curadora do Museu da República Srpska, Ivana Pandzic, afirmou que a espada estava presa em uma rocha e por isso foi necessário um cuidado especial para retirá-la.
O prefeito da cidade Banja Luja — cidade que fica a 150 quilômetros do rio —, Igor Radojicic, usou sua conta no Twitter para compartilhar fotos da descoberta.
"Nossa espada de pedra ... tirada de Vrbas depois de quem sabe quantos séculos", comentou o prefeito.
Em outro tweet, Radojicic compartilhou mais fotos da espada com a legenda "Quem sabe que histórias está escondendo?".
De acordo com a Fox News, pesquisadores estão trabalhando para descobrir a história por trás da "Excalibur da vida real" e como ela foi parar na rocha.
Na lenda do Rei Arthur, Excalibur aparece de duas formas: em alguns relatos, ela é a "espada na pedra" e aquele que conseguir retirá-la será o legítimo rei da Inglaterra.
Em outros, ela estava no fundo de um lago e é dada ao rei Arthur pela Dama do Lago como símbolo de seu poder.
No caso da Excalibur da Bósnia, a espada juntou as duas versões da lenda.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão