Logo R7.com
RecordPlus

Exigências russas sobre a Ucrânia travam diálogo com os Estados Unidos; entenda

Impasse diplomático se mantém diante da falta de consenso sobre os rumos do conflito no Leste Europeu

Internacional|Do R7

  • Google News

A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (21) que não há planos para um encontro entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin num futuro próximo. Na semana anterior ao pronunciamento, o líder dos Estados Unidos havia declarado que se encontraria com o político russo dentro de 15 dias.

Entretanto, o porta-voz do governo de Moscou afirmou que, para haver um encontro, é necessária uma preparação adequada, e negou que exista uma definição concreta sobre o diálogo presencial entre ambos. Trump recuou de sua posição e declarou que “não quer perder tempo com reuniões que não levem a lugar algum”.


Trump declarou que não pretende participar de reuniões que não tragam resultados concretos Reprodução/Record News

Ricardo Cabral, especialista em segurança e estratégia internacional, pontuou, em entrevista ao Conexão Record News, que a expectativa é de que o encontro não ocorra até que os russos se flexibilizem, principalmente nas exigências relacionadas à Ucrânia, como a desmilitarização e neutralização do país.

“Houve uma reunião entre Marco Rubio [secretário de Estado dos Estados Unidos] e Sergei Lavrov [ministro das Relações Exteriores da Rússia]. Eles se encontraram, e a questão colocada foi uma proposta americana bem clara com o objetivo de congelar o conflito [...] Só que os russos não estão interessados nisso; estão focados em resolver as causas mais profundas da guerra”, explica o especialista.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.