‘Existe uma questão de corrupção endêmica’, diz especialista sobre instabilidade política no Peru
Brustolin aponta que figuras públicas enfrentam maior escrutínio e podem perder espaço diante de qualquer indício de irregularidade
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após aprovar o impeachment de José Jerí, o Congresso do Peru se prepara para escolher o novo presidente do país nesta quarta-feira (18), o oitavo em dez anos. O ex-líder é acusado de tráfico de influência e passou apenas quatro meses no cargo. Em entrevista ao Hora News, Vitelio Brustolin, explica que a crise política é algo enraizado no país.
“É do sistema do Peru isso, existe, sim, uma questão de corrupção endêmica na sociedade, especialmente entre os políticos. Nesses anos todos, teve acusação de tentativa de golpe de estado, teve várias acusações de corrupção [...] A sociedade não tolera, mas o sistema político tem vários resquícios de corrupção”, diz.
Leia mais
O especialista afirma que a queda de José Jerí evidencia que, ao se chegar a posições de grande influência no Peru, qualquer líder sob suspeita pode ter a permanência no cargo comprometida.
“É mais um indício de como, quando alguém chega ao maior cargo de poder no Peru, a sua vida, sua conduta acaba sendo analisada mais de perto e se há temores de denúncia de corrupção, esse tipo de suspeita, é possível que nem se cogite assumir esse cargo”, afirma Brustolin.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!








