Explosão de mina terrestre mata oito civis no sul do Afeganistão
Entre os mortos, sete mulheres; governo condena "ato covarde"
Internacional|Do R7
Pelo menos oito civis morreram, entre eles sete mulheres, e dois ficaram feridos após a explosão de uma mina terrestre na província de Helmand, no sul do Afeganistão, a qual teria sido detonada na passagem do veículo em que as vitimas trafegavam.
Em comunicado, o Ministério de Interior do Afeganistão informou que a explosão ocorreu por volta das 2h30 (de Brasília) na região de Dizro, no distrito de Moussa Qala, e os feridos foram transferidos pela polícia local até o hospital mais próximo.
— O Ministério do Interior condena este ato desumano e covarde realizado pelos inimigos da paz e da estabilidade, reza pela pronta recuperação dos feridos e envia suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas.
Dois soldados da força internacional morrem no Afeganistão
Atentado suicida em mesquita deixa 41 mortos no Afeganistão
As minas terrestres, colocadas em passagens e estradas, e os ataques suicidas são os métodos mais utilizados pelos insurgentes talebans em seus ataques contra as tropas internacionais e afegãs, mas, na prática, causam um elevado número de vítimas entre civis.
Nos primeiros seis meses deste ano, o conflito armado no Afeganistão causou a morte de mais de 1,1 mil civis e deixou outros 1,9 mil feridos, 15% a menos do que no mesmo período de 2011, revelou a missão da ONU no Afeganistão (Unama) no último mês de agosto.
Os talebans lutam para assegurar a retirada das tropas da Otan desdobradas no país, derrubar o governo do presidente afegão, Hamid Karzai, e reimplantar um regime fundamentalista islâmico, como o derrubado em 2001 após a intervenção dos Estados Unidos.













