Explosão é registrada do lado de fora do aeroporto de Cabul
Agência de notícias diz que pelo menos 13 pessoas morreram; uma segunda detonação aconteceu pouco minutos após a primeira
Internacional|Pablo Marques, do R7
O Pentágono confirmou que uma explosão foi registrada do lado de fora do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (26).
Talibã testa helicóptero americano deixado pelo exército afegão
Segundo uma publicação no Twitter de John Kirby, um porta-voz do Pentágono, a causa da explosão ainda não foi confirmada.
Também pelo Twitter, Kirby informou que a explosão ocorreu perto de um dos três portões do aeroporto.
Não há informações oficiais sobre mortos e feridos até o momento. Um membro do Talibã disse à agência Reuters que pelo menos 13 morreram, inclusive crianças que estavam no local.
O jornal New York Time divulgou que há relatos de três mortes e cerca de 20 feridos.
Foi confirmado que há norte-americanos entre as vítimas fatais.
Poucos minutos após a explosão, uma nova bomba foi detonada próxima ao aeroporto. A região está lotada de pessoas desde o dia 15 de agosto, quando o grupo Talibã assumiu o controle do país.
Autoridades dos EUA, do Reino Unido e da Austrália alertaram para o risco de um atentado terrorista nesta quinta e pediram para que as pessoas saíssem dos arredores do aeroporto, única porta de saída do Afeganistão.
O prazo para a retirada de estrangeiros e cidadãos afegãos termina em 31 de agosto. O Talibã fez ameaças caso a data não seja respeitada.
Entenda qual é a ameaça do Estado Islâmico no Afeganistão
Autoridades norte-americanas suspeitam que o Estado Islâmico-Khorasan, um braço regional do EI, seria o responsável por planejar e executar os ataques contra os afegãos e as tropas estrangeiras no aeroporto de Cabul.
Talibã: 7 pontos importantes para entender o grupo extremista