Explosão em mina de carvão na Colômbia deixa 12 mortos
Segundo a agência responsável pelo setor, o local funcionava de forma clandestina e a explosão se deu por acúmulo de gás
Internacional|Do R7
Pelo menos 12 mineradores morreram e um ficou ferido após a explosão de uma mina clandestina de carvão no município de Tópaga, no departamento de Boyacá, na Colômbia, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (25) por fontes oficiais.
Leia também: Colômbia: Médicos Sem Fronteiras alertam sobre crise humanitária
A Agência Nacional de Mineração (ANM) disse em um comunicado que a explosão ocorreu ontem na mina "Carbonera", aparentemente devido a uma explosão associada ao gás metano e possivelmente poeira de carvão que "afetou 13 trabalhadores que estavam no subsolo".
"Infelizmente, 12 deles perderam a vida e um ficou ferido", acrescentou a informação.
Os grupos de resgate conseguiram ontem retirar quatro das vítimas, identificadas como Gustavo Díaz, Emiliano González, Luis García e Germán Parra.
Leia também
Nas últimas horas, foram resgatados os corpos de Yair Salazar, Héctor Nova, Eustacio Gutiérrez, Jonh León, Cristian Rodríguez, Cristian Niño, Cristian Rincón e Jonatan León.
O único sobrevivente, Daniel Rodríguez, "está bem", explicou a ANM.
Além disso, a ANM declarou que a "mina onde ocorreu a explosão tinha uma medida de segurança e proibição de realização de trabalhos de exploração".
Mortes nas minas ilegais
A agência acrescentou que o número de mortes causadas pela exploração de minas ilegais neste ano representa cerca de 60% das mortes no setor.
"A ANM lamenta profundamente os acontecimentos registados nestas emergências, está tomando as medidas cabíveis e apela a todos os mineradores do país que cumpram todos os protocolos de segurança exigidos para que estes acidentes sejam evitados", afirmou o presidente da Agência Nacional de Mineração, Juan Miguel Durán.
No mês de março, morreram 11 mineiradores em um buraco de uma mina ilegal de ouro no departamento de Caldas.
O acidente ocorreu em um setor conhecido como El Bosque, no município de Neira, em uma mina de ouro que funcionava ilegalmente em uma área montanhosa e cujo sumidouro foi inundado pelo fluxo ascendente do rio Cauca, o segundo maior da Colômbia.