‘Faixa’ de ferro deixa nebulosa semelhante à bandeira do Brasil
Estrutura detectada em um dos objetos mais observados no céu da Terra é considerada inédita
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cientistas identificaram uma estrutura de ferro ionizado no interior da Nebulosa do Anel. A descoberta, registrada em um dos objetos mais observados no céu da Terra, é considerada inédita e, por seu formato captado em imagem, remete a uma bandeira do Brasil.
Embora a nebulosa já fosse estudada pelos astrônomos e detectada pelo telescópio James Webb, a estrutura de ferro foi avistada a partir de uma observação feita com o Weave, um novo instrumento no telescópio William Herschel.
O equipamento, ao contrário das câmeras tradicionais, permite analisar detalhadamente a luz da nebulosa. Em seguida, é possível separá-la em seus diferentes comprimentos de onda.
LEIA MAIS
Fotos do fenômeno mostram uma “faixa” de ferro atravessando o centro da nebulosa. Posteriormente, ele se encaixa dentro do anel gasoso, dando a forma e as cores que, quando refletidas, remetem à bandeira do Brasil.
O comprimento da estrutura é de 500 vezes a órbita de Plutão, enquanto a massa total de ferro é comparável a Marte, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto. Os números são considerados expressivos.
A formação da Nebulosa do Anel ocorre quando uma estrela semelhante encerra o seu ciclo. Nesse processo, há o fim de seu combustível nuclear e expulsão das camadas externas ao espaço.
A origem da nova estrutura detectada é desconhecida, mas uma das possibilidades é que esteja atrelada à expulsão do material pela estrela.
Outra possibilidade é que o ferro seja o resultado da vaporização de um planeta rochoso.
Para responder essas e outras perguntas envolvendo a mais recente descoberta, os pesquisadores planejam realizar novas observações nos próximos meses.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












