Falsos avisos de bomba afetam mais de 25 mil pessoas em Moscou
População foi retirada às pressas de shoppings, escolas, edifícios e locais públicos nesta segunda-feira (5). Alertas chegaram por e-mail
Internacional|Do R7
Mais de 25 mil pessoas foram evacuadas nesta terça-feira (5) de shoppings, escolas, edifícios administrativos e outros locais públicos de Moscou por conta de diversos avisos de bomba, que também afetou outras cidades russas.
Segundo informaram fontes dos serviços de emergências, até o momento todos os alertas eram falsos.
Entre os edifícios evacuados estão o shopping TsUM, o Instituto de Língua Russa Pushkin e a Universidade Bauman.
Além de Moscou, os avisos de bomba, que em alguns casos chegaram por e-mail, foram recebidos por diversas instituições em São Petersburgo, Volgogrado, Perm e outras grandes cidades.
No mês passado, a Rússia sofreu com uma onda de falsos avisos de bomba que afetaram localidades tanto da parte central do país como da Sibéria e do Extremo Oriente.
Também em 2017 o país foi palco de uma onda de falsas ameaças de bomba que obrigaram a evacuar a quase 1,4 milhão de pessoas em 170 cidades, o que supôs um custo de vários milhões de dólares.
Nesse mesmo ano, o Parlamento do país aprovou uma lei para endurecer o castigo pelo terrorismo "telefônico", que pode acarretar agora uma pena de até 10 anos de prisão.