FBI prende homem que ameaçava matar equipe do jornal Boston Globe
Publicação liderou manifestação de centenas de publicações contra declarações de Trump sobre a imprensa ser 'inimiga do povo'
Internacional|Cristina Charão, do R7
Um homem foi preso pelo FBI por ameaçar matar a tiros a equipe do jornal The Boston Globe, responsável por convocar uma manifestação de centenas de publicações norte-americanas contra declarações do presidente Donald Trump que classificavam a imprensa como "inimiga do povo".
De acordo com os investigadores , o suspeito — identificado como Robert Chain, 68 — começou a ligar para a redação após o jornal realizar a convocação que resultou na publicação de mais de 300 editoriais criticando a postura de Trump em relação à imprensa.
Leia também
As informações são do próprio The Boston Globe.
Chain é morador de Encino, na Califórnia, e foi preso em sua casa na quinta-feira (30). Ele irá responder por "comunicação ameaçadora".
Ele deve se apresentar ao tribunal em Los Angeles ainda na quinta-feira, mas o processo pode ser, mais tarde, transferido para a Corte Distrital de Boston.
'Inimigo do povo'
Os procuradores responsáveis pelas acusações contra Chain descrevem, no processo, que ele realizou pelo menos 14 ligações ameaçadoras entre os dias 10 e 22 de agosto.
"O acusado referia-se ao Globe como 'inimigo do povo' e ameaçava matar os trabalhadores do jornal", escreveram os procuradores.
No dia 16 de agosto, quandos centenas de editoriais contra a declaração de Trump chamando a imprensa de "inimiga do povo" foram publicados, Chain teriam ligado para a redação do Globe e ameaçado "atirar na cabeça" dos jornalistas "às 4 da tarde".
'Fake news'
Em outra ameaça transcrita pelos procuradores no processo, o acusado cita diretamente o presidente e utiliza a expressão "fake news", muito repetida por Trump quando se refere à imprensa norte-americana.
No dia 22 de agosto, Chain teria ligado novamente para a redação dizendo "você é o inimigo do povo e eu quero que você vá se f... Enquanto você atacar o presidente, o presidente devidamente eleito dos Estados Unidos, na continuação de seus atos traiçoeiros e sediciosos, continuarei a ameaçar, assediar e irritar o Boston Globe, de propriedade do New York Times, o outro 'fake news''.
O New York Times não é mais o dono do Globe desde 2013.