Internacional Festival na Tailândia homenageia macacos com banquete

Festival na Tailândia homenageia macacos com banquete

Evento é realizado anualmente para mostrar gratidão aos primatas por trazerem turismo à região de Lopburi, a 150 km de Bangkok

  • Internacional | Maria Cunha*, do R7

Resumindo a Notícia

  • Festival em Lopburi, na Tailândia, homenageou diversos macacos com banquete
  • Evento ocorre anualmente para mostrar gratidão aos macacos por levarem turismo à região
  • Quando banquete foi trazido, animais devoraram comida vegetariana que estava sendo servida
  • Monkey Festival foi retomado após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19
Macacos são homenageados com banquete na Tailândia

Macacos são homenageados com banquete na Tailândia

Juarawee Kittisilpa/Reuters - 28.11.2022

Um festival em Lopburi, no centro da Tailândia, homenageou no último domingo (27) diversos macacos servindo aos animais um belo e caprichado banquete.

A província tailandesa tem o primata como símbolo e o evento é realizado anualmente para mostrar gratidão à espécie, que atrai turistas à região, localizada a 150 km da capital, Bangcoc.

No local, estátuas de macacos vestidos de garçons e segurando bandejas estavam alinhadas, enquanto voluntários preparavam a comida para os bichos de verdade, de acordo com o portal canadense CBC. 

Multidões de macacos corriam, às vezes brigando entre si, enquanto crescia a quantidade de visitantes e moradores locais no festival. Os animais devoraram a comida vegetariana do banquete rapidamente.

O Monkey Festival (Festival dos Macacos, em tradução livre) foi retomado após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19. Embora o valor do evento seja alto, os organizadores dizem que o negócio não envolve só os primatas.

"Este festival é um evento de sucesso que ajuda a promover o turismo de Lopburi entre os turistas internacionais todos os anos", disse Yongyuth Kitwatanusont, fundador do festival.

"No passado, havia cerca de 300 macacos em Lopburi antes de aumentar para quase 4.000 hoje em dia. Mas Lopburi é conhecida como uma cidade dos macacos, o que significa que eles e as pessoas podem viver em harmonia", acrescentou o tailandês. 

Tal harmonia podia ser percebida na falta de timidez dos animais, que subiam em visitantes, veículos e postes de luz. Além disso, os bichos curiosos também se interessaram por pertences das pessoas.

"Havia um macaco nas minhas costas enquanto eu tentava tirar uma selfie. Ele tirou os óculos de sol do meu rosto, correu para o topo de um poste de luz e tentou comê-los por um tempo", disse Ayisha Bhatt, um professor de inglês da Califórnia que trabalha na Tailândia.

Os espectadores encantados não se intimidaram com o risco de pequenos furtos, embora alguns tenham sido cautelosos.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas