Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Festividades da coroação terminam com o dia do voluntário

Depois da cerimônia, no sábado, e de um dia festivo com almoços coletivos e shows, no domingo, dia de hoje foi dedicado à caridade

Internacional|

Kate Middleton e filhos participam de atividade de voluntariado, em Londres
Kate Middleton e filhos participam de atividade de voluntariado, em Londres Kate Middleton e filhos participam de atividade de voluntariado, em Londres

Os britânicos foram convidados nesta segunda-feira (8) a participar de atividades de voluntariado, em um feriado que encerra o fim de semana prolongado de comemorações da coroação do rei Charles 3º.

Depois da cerimônia solene de coroação na Abadia de Westminster, no sábado (6) e de um dia mais festivo com milhares de almoços coletivos e shows, no domingo (7), esta segunda-feira (8) foi dedicada à caridade. Missões propostas por mais de 1.500 instituições de caridade estavam disponíveis.

Embora o rei Charles e a rainha Camilla, de 74 e 75 anos, respectivamente, não tenham participado, o príncipe William, sua esposa Kate e seus três filhos — George, Charlotte e Louis — estiveram presentes, ajudando um grupo de escoteiros em Slough, oeste de Londres.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

O filho mais novo dos duques de Cambridge, Louis, de 5 anos, foi visto no colo do pai enquanto conduzia uma pequena escavadeira. Enquanto isso, a irmã Charlotte, de 8 anos, pintava uma porta e George, de 9 anos, utilizava uma furadeira.

Publicidade

No domingo, o rei foi o convidado de honra de um show que reuniu 20 mil espectadores diante de um palco instalado em Windsor, pequena cidade a cerca de 40 quilômetros de Londres, onde se encontra o castelo real.

Oito meses depois de subirem ao trono após a morte da rainha Elizabeth II, Charles e Camilla compareceram à cerimônia em um camarote real montado no castelo.

Publicidade

Músicos como o cantor americano Lionel Richie, a artista americana Katy Perry e a banda pop britânica dos anos 1990 Take That participaram do espetáculo.

Telões foram instalados por todo o país para acompanhar o evento, que contou com uma orquestra de 70 músicos e no qual vários atores como Pierce Brosnan, Hugh Jackman e Joan Collins relembraram dados biográficos sobre o rei.

"Seria uma mãe muito orgulhosa"

Além das apresentações, o príncipe William subiu ao palco e prestou homenagem ao pai. Falou sobre sua paixão de longa data pela ecologia, sua ajuda a milhares de jovens carentes e sua defesa de todas as religiões.

Também fez uma referência à avó, a falecida Elizabeth II, dizendo: "Eu sei que ela está nos olhando lá de cima".

"Seria uma mãe muito orgulhosa", disse o príncipe.

A coroação de Charles no sábado como monarca do Reino Unido e dos 14 países da Comunidade Britânica (Commonwealth) foi a primeira em sete décadas.

A cerimônia pomposa e solene na Abadia de Westminster contou com tradições e rituais de quase mil anos e reuniu casas reais, líderes mundiais, representantes da comunidade britânica e instituições de caridade.

O governo, no entanto, está sendo duramente criticado pela prisão de defensores da república no Reino Unido, que foram detidos antes mesmo de iniciarem um protesto planejado no sábado.

Graham Smith, diretor do movimento antimonarquista Republic, disse à BBC no domingo que "foi tudo uma tentativa deliberada de interromper e reduzir" o protesto.

"A polícia é operacionalmente independente do governo", respondeu o primeiro-ministro, Rishi Sunak, nesta segunda-feira.

"Estou muito grato à polícia e a todos que contribuíram para que este fim de semana acontecesse tão bem, com tanto sucesso e com tanta segurança", acrescentou.

No total, a polícia de Londres prendeu 64 pessoas no sábado, inclusive ativistas climáticos.

Veja as melhores fotos do fim de semana da coroação do rei Charles

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.