Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Forças russas lançam ataques massivos na Ucrânia; ao menos quatro pessoas morreram

A usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, está sem eletricidade e opera com geradores a diesel

Internacional|AFP


Bombeiros atuam após explosões no centro de Kiev, capital da Ucrânia
Bombeiros atuam após explosões no centro de Kiev, capital da Ucrânia

As forças russas lançaram ataques aéreos em larga escala na Ucrânia nesta quinta-feira (9), causando problemas de fornecimento de energia em Kiev, Kharkiv e Odesa e na usina nuclear de Zaporizhia, disseram autoridades locais. Ao menos quatro mortes, dois homens e duas mulheres, foram confirmadas.

Desde outubro, após vários reveses militares em sua tentativa de invasão, a Rússia atingiu as principais instalações ucranianas com mísseis e drones, cortando os serviços de água e eletricidade para milhões de pessoas que ficaram sem aquecimento no inverno gelado.

Em Kiev, o prefeito Vitali Klitschko relatou explosões no sul e oeste da capital ucraniana, que deixaram pelo menos duas pessoas feridas e necessitando de hospitalização.

Leia também

Klitschko anunciou primeiro uma explosão no distrito de Holosiivskyi, no sul, e depois outra em Svyatoshynsky, no oeste, onde veículos estavam "em chamas no meio de um prédio residencial".


As autoridades relataram que cerca de 15% dos residentes da capital ficaram sem energia devido a cortes preventivos.

A usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, ocupada há meses por tropas russas, também não tinha eletricidade.


"A última linha de comunicação entre a usina ocupada de Zaporizhia e o sistema de energia ucraniano foi cortada como resultado de um ataque de foguete", disse a operadora Energoatom em um comunicado.

A empresa alertou para o risco de acidente na usina, que atualmente opera com geradores a diesel, “caso não seja possível recuperar energia externa da usina”.

" gallery_id="63d2c1664b4955b55c0002e4" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/forcas-russas-lancam-ataques-massivos-na-ucrania-ao-menos-quatro-pessoas-morreram-09032023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.