Logo R7.com
RecordPlus

França aprova lei que proíbe uso de celulares em escolas

Medida passa a valer em setembro e havia sido prometida em campanha por Emmanuel Macron. Alunos de até 15 anos de idade serão afetados

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

  • Google News
Estudantes franceses serão proibidos de usar celular
Estudantes franceses serão proibidos de usar celular

Os estudantes franceses serão proibidos de usar o celular em qualquer lugar das escolas a partir de setembro de 2018, agora que uma lei banindo o uso de aparelhos nas instituições de ensino foi aprovada pelo Parlamento da França nesta quinta-feira (7). As informações são do jornal britânico The Guardian.

A medida — que vale para jardins de infância, ensino primário e secundário para alunos de até 15 anos — foi uma promessa de Emmanuel Macron ainda durante sua campanha para a presidência do país.


Durante debate no Parlamento, os políticos do partido La République En Marche, de Macron, afirmaram que a proibição de telefones nas escolas significa que agora as crianças têm um "direito de se desconectar" das pressões digitais.

Leia também

Inicialmente, alguns líderes propuseram estender a proibição a professores e outros funcionários escolares, mas o ministro da Educação francês Jean-Michel Blanquer excluiu essa possibilidade. Blanquer reforçou, entretanto, que a medida proibitiva precisa provocar reflexões sobre o uso de celular pela sociedade, incluindo os adultos.

Os políticos da França estimam que mais de 90% das crianças no país com idades entre 12 e 17 anos possuem um telefone celular. Blanquer sugeriu que, quando a proibição passar a valer, as crianças podem trancar seus telefones em armários ao chegar na escola — da mesma forma que ministros do governo depositam seus celulares em uma caixa antes das reuniões de gabinete.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.