Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Frio congela usinas e deixa milhões no Texas e no México sem energia

Turbinas eólicas ficaram congeladas após intensa onda de frio nos EUA e cortaram fornecimento de 5 milhões de pessoas

Internacional|Do R7, com Reuters

Temperatura chegou a -22 graus no Texas
Temperatura chegou a -22 graus no Texas Temperatura chegou a -22 graus no Texas

Uma rara onda de frio intenso no Texas que aumentou a demanda por energia forçou a operadora da rede elétrica do estado dos EUA nesta segunda-feira (15) a impor blecautes rotativos que deixaram quase 3 milhões de clientes sem eletricidade.

A onda de frio que varreu o Texas também atingiu o norte do México, onde as autoridades disseram que 4,7 milhões de usuários ficaram sem energia na manhã de segunda-feira. Por volta do meio-dia, o serviço havia sido restaurado para quase 2,6 milhões deles.

O site PowerOutage.us, que rastreia cortes de energia, disse que 3.690.886 clientes do Texas estavam sofrendo interrupções por volta das 19h50 de Brasília.

O presidente Joe Biden declarou emergência, liberando assistência federal para todos os 254 condados do estado, onde as temperaturas hoje variaram de -2 a -22 graus Celsius. 

Publicidade

"A rede elétrica do Texas não foi comprometida. A capacidade de algumas empresas de gerar energia foi congelada", escreveu o governador do Texas, Greg Abbott, no Twitter na segunda-feira. "Eles estão trabalhando para colocar a geração de volta na linha."

O Aeroporto Intercontinental George Bush, de Houston, vai ficar fechado até pelos menos 16h (de Brasília) de terça-feira (16), enquanto o aeroporto Hobby ficará fechado pelo menos até as 15h (de Brasília).

Publicidade

Frio congelante

Os problemas de energia no Texas vieram com um frio de gelar os ossos, combinando neve, granizo e chuva congelante. As temperaturas baixaram em grande parte dos EUA, desde o noroeste do Pacífico até estados do meio do Atlântico no fim de semana.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), o operador de rede do estado, emitiu um alerta pedindo aos consumidores e empresas para economizar energia, citando demandas relacionadas ao frio extremo.

Publicidade

"Estamos lidando com interrupções de geração acima do normal devido a turbinas eólicas congeladas e fornecimento limitado de gás natural disponível para unidades geradoras", disse a agência.

Parques eólicos no oeste do Texas, atingidos por tempestades de gelo no fim de semana, foram particularmente atingidos.

Dos mais de 25 mil megawatts de capacidade eólica normalmente disponíveis no Texas, cerca de 12 mil estavam fora de serviço na manhã de domingo "devido ao evento de inverno", disse a porta-voz do Ercot, Leslie Sopko.

A geração eólica é a segunda maior fonte de energia no Texas, responsável por 23% das fontes de alimentação estaduais no ano passado, atrás do gás natural, que representou 45%, de acordo com dados da Ercot.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.