'Fui sequestrado pelos russos como exemplo', diz prefeito de Melitopol em Fórum Econômico Mundial
Segundo comissária russa para os Direitos Humanos, houve uma troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia que envolveu o político
Internacional|Do R7
O prefeito da cidade ucraniana de Melitopol disse nesta segunda-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que foi sequestrado pelos russos como exemplo para os outros que não apoiariam a invasão do território ucraniano.
A Ucrânia afirma que Ivan Fedorov foi sequestrado em 11 de março e ficou detido por seis dias, sendo libertado em 16 de março.
A comissária da Rússia para os Direitos Humanos, Tatiana Moskalkova, confirmou em entrevista à televisão estatal que uma troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia envolvendo Fedorov ocorreu em março.
Em sua libertação, o prefeito recebeu do presidente ucraniano Volodmir Zelenski um prêmio por bravura.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou em 26 de fevereiro que havia assumido o controle de Melitopol, cidade do sul do país com uma população pré-guerra de pouco mais de 150 mil pessoas. O ministério também disse que está tomando todas as precauções para garantir a segurança da população local.
Leia também
Entretanto, Fedorov declarou à Reuters, à margem do Fórum Econômico Mundial, que os moradores estão lutando para ter acesso à assistência médica e comprar comida.
Falando no mesmo evento, o prefeito da cidade ucraniana de Bucha pediu aos participantes que tomassem conhecimento da guerra no país.
"Acho que o Fórum Econômico Mundial é o evento onde a Ucrânia deve expressar os crimes de guerra que a Rússia está cometendo por meio de seus soldados em seu território", disse Anatolii Fedoruk. A Rússia nega assassinar civis ou ter envolvimento em crimes de guerra.