Fumaça de incêndios florestais deixa o mar escuro na Austrália
Fuligem e cinzas causadas pela grave temporada de incêndios escureceu até o mar em uma praia perto de Sydney, maior cidade do país
Internacional|Fábio Fleury, do R7
As nuvens de fumaça, fuligem e cinzas causadas pelos imensos incêndios florestais que atingiram o sul e o sudeste da Austrália nas últimas semanas, deixaram até mesmo as praias de Sydney impróprias para o banho. A água do mar ficou escura com toda a sujeira.
Leia também: Incêndios na Austrália cobrem Sydney com camada de fumaça
É o que mostram imagens gravadas pelo documentarista australiano Bill Code na praia de Malabar, que fica em uma pequena baía ao sul de Sydney, maior cidade do país. No vídeo abaixo, é possível ver a água do mar totalmente escura por causa da fuligem dos incêndios.
"Podem nadar no carvão, crianças", escreveu Code em seu tuíte. Ele também criticou o aquecimento global, que muitos consideram ser o motivo que levou os incêndios deste ano a serem os maiores no país em muito tempo.
Leia também
Incêndio e mortes
Os graves incêndios atingiram centenas de milhares de quilômetros quadrados e causaram a morte de milhares de animais, incluindo pelo menos 350 coalas. As imagens do resgate de um coala que recebeu o nome de "Lewis" correram o mundo e mostraram a gravidade do problema.
A fumaça ficou tão intensa que na semana passada começou a chegar à Argentina.