Logo R7.com
RecordPlus

Funeral de cantor termina com dois mortos e sete feridos na Etiópia

Segundo relatos, as vítimas foram baleadas por forças policiais enquanto tentavam acompanhar o funeral do artista na cidade de Ambo

Internacional|Do R7

  • Google News
Forças militares patrulham as ruas de Adis Abeba após protestos pela morte do cantor
Forças militares patrulham as ruas de Adis Abeba após protestos pela morte do cantor

Duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas no funeral do popular cantor e compositor oromo Hachalu Hundessa. A cerimônia acontecia na cidade de Ambo, sob forte esquema de segurança, também teve tumulto. As vítimas teriam sido baleadas por militares ao tentar acompanhar o funeral do artista. A informação é da Al Jazeera.

Leia mais: Protestos por morte de cantor terminam com 81 mortos na Etiópia


Famoso por suas canções de protesto político pró-Oromia, Hachalu, de 34 anos, foi morto a tiros no bairro Akaki Kality, na região sul da capital etíope. Ele chegou a ser socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Embora a polícia tenha aberto uma investigação e vários suspeitos estejam sob custódia, protestos violentos de apoiadores do cantor têm sido repetidos em Adis Abeba e outras cidades de Oromia, onde o acesso à internet tem sido restrito.


Segundo um médico da região, uma multidão tentou prestar a última homenagem ao líder oromo, mas foi impedida por militares que dispararam contra as pessoas. Já Filenbar Uma, integrante da Frente de Libertação Oromo de Ambo, acredita que o número de vítimas pode ser ainda maior.

O assassinato do cantor, que havia revelado que vinha recebendo ameaças de morte, foi condenado pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, da mesma etnia.

A letra de Hachalu frequentemente abordava os direitos dos oromos e desempenhava um papel importante na onda de protestos que levou à ascensão ao poder da Abiy, que resultou na renúncia do primeiro-ministro Hailemariam Desalegn em 2018.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.