Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funeral de Philip tem cortejo, missa e homenagens militares

Cerimônia contou com uma breve procissão fúnebre, seguido por um serviço religioso restrito e um enterro privado

Internacional|Da AFP

Duque foi sepultado em privado na abóbada real da capela de St George
Duque foi sepultado em privado na abóbada real da capela de St George Duque foi sepultado em privado na abóbada real da capela de St George

Com honrarias militares, o funeral do Príncipe Philip começou neste sábado (17) no Castelo de Windsor com uma breve procissão fúnebre, seguido por um serviço religioso restrito e um enterro privado.

- 11h (7h pelo horário de Brasília): O caixão de Philip, coberto com sua espada, seu quepe da Marinha e uma coroa de flores, foi transferido da capela particular da família real para outra sala do castelo.

- 14h10: O decano de Windsor, David Conner, fez uma oração antes de se mudar para a capela de St George.

- 14h15: Representantes das forças armadas britânicas se posicionaram no pátio central ao lado dos edifícios reais do castelo e na escada que conduz à capela.

Publicidade

- Entre 14h20 e 14h27: os convidados que não participaram do cortejo partiram para a capela.

- 14h27: O Land Rover especial que o Príncipe Philip ajudou a projetar por mais de 16 anos entrou no pátio do castelo e a banda militar começou a tocar.

Publicidade

- 14h38: os carregadores ergueram o caixão.

- 14h41: o caixão saiu do castelo e foi recebido por membros da família real para o cortejo. Após uma saudação militar, foi colocado no Land Rover.

Publicidade

- 14h44: A rainha apareceu com uma dama de companhia em um Bentley oficial e se juntou à retaguarda do cortejo enquanto o hino nacional, "God Save the Queen", tocava.

- 14h45: iniciou-se o cortejo fúnebre, com duração prevista de oito minutos, com saudações de honra e toque do sino na torre do castelo. Participaram dele os filhos da rainha e de Philip, Charles (herdeiro do trono), Anne, Andrew e Edward, e alguns de seus netos, William, Harry e Peter Phillips. Também estavam presentes o marido de Anne, Timothy Laurence, e o sobrinho do monarca, David Linley.

- 14h53: a procissão chegou à capela de São Jorge.

- 15h00: um minuto de silêncio em todo o Reino Unido.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual dos anglicanos, e o reitor de Windsor receberam o caixão na capela.

No final da cerimônia religiosa, o duque foi sepultado em privado na abóbada real da capela.

As cornetas tocaram "The Last Post", tema utilizado em funerais militares britânicos, e "Action Stations", sinal que chama os marinheiros aos seus cargos, a pedido expresso de Philip, que serviu na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial.

O Arcebispo de Canterbury deu sua bênção antes do hino nacional.

- Por volta das 15h50: os familiares deixaram a capela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.