Furacão "Barbara" toca terra e causa primeira morte no sul do México
O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) mantém em "alerta vermelho" (perigo máximo) a maior parte do território dos Estados de Oaxaca e Chiapas
Internacional|Do R7

O centro do furacão "Barbara", o primeiro da atual temporada na Bacia do Pacífico, tocou terra nesta quarta-feira (29) na cidade mexicana de Tonalá, no estado de Chiapas, e já causou a morte de um homem em Oaxaca.
Um porta-voz da Defesa Civil do estado de Oaxaca disse à Agência Efe que a vítima tentou atravessar um córrego e foi arrastado pela água na cidade de Pinotepa Nacional.
Por sua parte, o meteorologista Cirilo Bravo disse à Efe que "Barbara" tocou terra às 15h10 locais (18h10 de Brasília) e que as intensas precipitações na região, em alguns casos superiores a 150 litros por metro quadrado, podem prolongar-se por várias horas.
Seis meses após o furacão Sandy atingir os EUA, moradores ainda tentam reconstruir as suas vidas
Obama promete toda ajuda necessária para vítimas de tornado em Oklahoma
O analista do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) advertiu que o furacão, com um índice de periculosidade forte, "está introduzindo muita umidade rumo ao território mexicano", principalmente no sul do estado de Veracruz, no de Puebla, ao leste de Oaxaca, em Chiapas e Tabasco.
As atividades escolares foram suspensas pelo menos até amanhã nos municípios em alerta vermelho, enquanto a população deve permanecer em seus domicílios ou abrigos aos quais foram transferidas as pessoas que vivem em áreas de risco. O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) mantém em "alerta vermelho" (perigo máximo) a maior parte do território dos estados de Oaxaca e Chiapas.
Em "alerta laranja" (perigo alto) estão o centro de Oaxaca e o de Chiapas, assim como o ocidente e o sul de Tabasco, e a parte meridional do estado de Veracruz. O furacão se desloca a 17 km/h rumo ao nor-nordeste, acompanhado de ventos de 120 km/h e sequências.
"Barbara" é primeiro furacão que espreita o México na atual temporada de furações do Pacífico, que começou no último dia 15 de maio e na qual a previsão é que haverá quatro intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia














