Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

G20 concorda em reformar a OMC, dizem autoridades europeias

Documento final da cúpula de líderes mundiais deve reforçar importância do comércio multilateral, evitando críticas mais contundentes dos EUA

Internacional|

Lideres mundiais reunidos em Buenos Aires
Lideres mundiais reunidos em Buenos Aires Lideres mundiais reunidos em Buenos Aires

Autoridades europeias disseram que as nações do G20 concordaram em reformar a OMC (Organização Mundial do Comércio), segundo o rascunho preliminar do comunicado que será divulgado no final da reunião de dois dias do bloco, neste sábado (1º).

Uma autoridade da União Europeia disse que a linguagem que está sendo negociada para o comunicado afirma que líderes apoiam as reformas necessárias para melhorar a OMC.

O texto sobre comércio multilateral tem sido um ponto de discórdia com os Estados Unidos, que insistem em defender que o comunicado diga que o sistema comercial multilateral não está funcionando, acrescentou a autoridade.

"Reiteramos que o comércio é benéfico para a inovação, crescimento e emprego, e reiteramos que o sistema comercial multilateral é a estrutura com a qual estamos todos trabalhando e comprometidos", disse a autoridade.

Publicidade

"Mas para os EUA reconhecerem isso, eles tiveram que receber algo em troca, o que era dizer que esse sistema comercial multilateral não funciona mais e não atende os desafios que precisa enfrentar", acrescentou.

As autoridades também disseram que a redação sobre a mudança climática é "um pouco mais que o status quo, mas não retrocede", e que o trecho sobre aço foi reduzido ao mínimo para que os líderes possam chegar a um acordo.

Publicidade

Em relação à migração, a redação também seria mantida ao mínimo.

"É desapontador e não vamos esconder nossa decepção. Mas pelo menos nós temos isso", disse a autoridade.

Publicidade

O comunicado ainda precisa do endosso final das nações que integram o bloco.

" gallery_id="5c01282d4b4955761d001c76" url_iframe_gallery=""]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.