G7 planeja novo esforço de distribuição de vacinas para países em desenvolvimento, diz jornal
Além dos sete países, outros governos, participantes do G20, participarão do programa
Internacional|Do R7
O G7 (Grupo dos Sete países ricos) está pronto para concordar em estabelecer um novo programa de distribuição de vacinas para países em desenvolvimento na cúpula de líderes da próxima semana, disse o jornal japonês Yomiuri neste sábado (13).
Além do G7, países do G20, como a Índia, e grupos internacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Banco Mundial, participarão do programa, acrescentou o jornal, citando fontes do governo japonês.
Durante a pandemia de Covid-19, o consórcio Covax, apoiado pela OMS e pela Gavi (Aliança Global para Vacinas e Imunização), entregou quase 2 bilhões de doses de vacina contra o coronavírus para 146 países.
Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No entanto, o consórcio enfrentou contratempos na garantia de acesso equitativo às vacinas, já que os países ricos priorizavam a vacinação de seus cidadãos, enquanto uma quantidade insuficiente de instalações de armazenamento em países mais pobres causavam atrasos no fornecimento e o descarte de milhões de doses perto do vencimento.
O novo programa visa agrupar fundos para produção e compra de vacinas, bem como investimentos em armazenamento de baixa temperatura e treinamento de profissionais de saúde para se preparar para a próxima pandemia global, segundo o jornal.